Fóruns Territoriais de Cultura

Com o objetivo de garantir a presença da sociedade na construção e no planejamento de políticas públicas voltadas ao setor cultural, o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio tem realizado os Fóruns Territoriais de Cultura.

A proposta é reunir a Sociedade Civil e representantes do Poder Público para debater em conjunto, as ações prioritárias para cada território/distrito do Município de Ouro Preto referente ao segmento cultural.

Em 2017, serão implantados Fóruns em cada distrito, para que sejam identificadas as necessidades de cada território e dar andamento às políticas públicas do setor cultural. Posteriormente os encontros também ocorrerão em alguns bairros do distrito sede. As demandas identificadas subsidiarão a 5º Conferência de Cultura de Ouro Preto e o projeto de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Dessa forma, o objetivo principal é proporcionar a participação popular na tomada de decisões, auxiliando na criação de uma política de estado para a Cultura, conforme previsto pelas diretrizes do Ministério da Cultura para instituição do Sistema Nacional de Cultura.

O que vamos discutir nos Fóruns Territoriais?

Debater a realidade de cada distrito e região, suas prioridades relativas ao setor cultural para que aconteça, de verdade, uma transformação social capaz de garantir desenvolvimento e sustentabilidade ao cotidiano da cultura local. O resultado dos encontros será utilizado para fundamentar a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Fóruns já realizados:

Com o intuito de descentralizar as ações, reconhecer a diversidade, os direitos culturais nos distritos (território) e embasar a governança local, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Conselho Municipal de Política Cultural projetaram encontros em todos os distritos para discutir a realidade no âmbito da Cultura.

A proposta de realização dos Fóruns Territoriais de Cultura originou-se no planejamento da Conferência Municipal de Cultura que esta programada para ocorrer no ano de 2017. A primeira rodada dos Fóruns transcorreu nos distritos de Miguel Burnier (01/04), Engenheiro Corrêa (01/04), Glaura (08/04) e São Bartolomeu (08/04).

A equipe do Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e do Conselho Municipal de Política Cultural mediaram os Fóruns e auxiliaram na sistematização das propostas (23) e dos encaminhamentos. Nesta primeira fase contabilizamos a participação total de 75 pessoas.

As propostas foram organizadas de acordo com os relatos dos moradores dos distritos e modeladas com o diagnóstico da situação atual, buscando identificar ações necessárias à mudança da realidade territorial e as oportunidades que são as condições propiciadoras do desenvolvimento.

Acesso informações sobre as propostas de cada um dos Fóruns Territoriais realizados:

Miguel Burnier

Engenheiro Corrêa

Glaura

São Bartolomeu

Anúncios