Fóruns Territoriais de Cultura

Com o objetivo de garantir a presença da sociedade na construção e no planejamento de políticas públicas voltadas ao setor cultural, o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio tem realizado os Fóruns Territoriais de Cultura.

A proposta é reunir a Sociedade Civil e representantes do Poder Público para debater em conjunto, as ações prioritárias para cada território/distrito do Município de Ouro Preto referente ao segmento cultural.

Em 2017, serão implantados Fóruns em cada distrito, para que sejam identificadas as necessidades de cada território e dar andamento às políticas públicas do setor cultural. Posteriormente os encontros também ocorrerão em alguns bairros do distrito sede. As demandas identificadas subsidiarão a 5º Conferência de Cultura de Ouro Preto e o projeto de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Dessa forma, o objetivo principal é proporcionar a participação popular na tomada de decisões, auxiliando na criação de uma política de estado para a Cultura, conforme previsto pelas diretrizes do Ministério da Cultura para instituição do Sistema Nacional de Cultura.

O que vamos discutir nos Fóruns Territoriais?

Debater a realidade de cada distrito e região, suas prioridades relativas ao setor cultural para que aconteça, de verdade, uma transformação social capaz de garantir desenvolvimento e sustentabilidade ao cotidiano da cultura local. O resultado dos encontros será utilizado para fundamentar a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Fóruns já realizados:

Com o intuito de descentralizar as ações, reconhecer a diversidade, os direitos culturais nos distritos (território) e embasar a governança local, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Conselho Municipal de Política Cultural projetaram encontros em todos os distritos para discutir a realidade no âmbito da Cultura.

A proposta de realização dos Fóruns Territoriais de Cultura originou-se no planejamento da Conferência Municipal de Cultura que ocorreu em junho de 2018. Os Fóruns transcorreu nos distritos  na seguintes datas:

  • Miguel Burnier (01/04/17),
  • Engenheiro Corrêa (01/04/17),
  • Glaura (08/04/17);
  • São Bartolomeu (08/04/17);
  • Lavras Novas (23/05/17);
  • Antônio Pereira (01/06/17);
  • Santo Antônio do Leite (22/08/17);
  • Rodrigo Silva (02/09/17);
  •  Amarantina (26/09/17);
  • Cachoeira do Campo (30/09/17);
  •  Santa Rita de Ouro Preto (24/10/17);
  • Santo Antônio do Salto (16/11/17)

A equipe do Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e do Conselho Municipal de Política Cultural mediaram os Fóruns e auxiliaram na sistematização das propostas  e dos encaminhamentos.

As propostas foram organizadas de acordo com os relatos dos moradores dos distritos e modeladas com o diagnóstico da situação atual, buscando identificar ações necessárias à mudança da realidade territorial e as oportunidades que são as condições propiciadoras do desenvolvimento.

Foram realizados 3 Fóruns nos bairros da cidade:  São Cristóvão (05/12/17), Bauxita (13/12/17) e Padre Faria (17/01/18).

Acesse informações sobre as propostas de cada um dos Fóruns Territoriais realizados:

Miguel Burnier

Engenheiro Corrêa

Glaura

São Bartolomeu

Lavras Novas

Antônio Pereira

Santo Antônio do Leite

Rodrigo Silva

Amarantina

Cachoeira do Campo

Santa Rita de Ouro Preto

Santo Antônio do Salto

Anúncios