Plano Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Conselho Municipal de Política Cultural vem trabalhando desde o início de 2017 para a construção participativa da proposta do Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto.

Além de estudos e atividades de recolhimento de dados sobre a produção cultural do município e suas legislações concernentes, o trabalho contou com a ampla participação social através dos Fóruns Territoriais de Cultura, que abrangeram todos os distritos e bairros da sede de Ouro Preto.

As informações, propostas e demandas coletadas nos fóruns, somadas às discussões propostas junto ao Conselho de Política Cultural estão agora apresentadas através dos eixos e metas que serão discutidas e colocadas sob aprovação na V Conferência de Cultura de Ouro Preto.

Para a construção da proposta que ora apresentamos, foram ainda importantes as discussões e proposições do I Encontro Políticas Culturais em  Construção do qual resultou a Carta Mariana Ouro Preto de Políticas Culturais, bem como documentos oficiais de planejamento político da cultura, especialmente o Plano Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais.

O produto dessas discussões foi organizado em cinco eixos, dos quais se desdobram metas e ações. Nos links abaixo é possível conhecer cada um dos eixos e contribuir com propostas, sugestões, demandas, etc. As contribuições online ficarão disponíveis até o dia 25 de junho, quando serão encerradas para poderem ser organizadas e integrarem o documento que será posto em discussão na V Conferência Municipal de Cultura.

Participe! Contribua! Faça parte da construção do Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto!

1 – Institucionalização das Políticas Culturais e da Participação Social
2 – Infraestrutura Cultural e Espaço Urbano
3 – Formação e Difusão Cultural
4 – Fomento e Economia da Cultura
5 – Desconcentração Regional

Anúncios