2 – Infraestrutura Cultural e Espaço Urbano

O eixo “Infraestrutura Cultural e Espaço Urbano” possui metas voltadas para a gestão, criação e acessibilidade de espaços culturais. Entende-se espaços culturais não só pelos equipamentos culturais – públicos ou privados – mas também os espaços urbanos passíveis de apropriação  cultural pela população, seja essa apropriação em qualquer das dimensões da cultura: simbólica, econômica ou cidadã.

Faça sua contribuição e/ou sugestão de metas e ações no Eixo 2 do Texto Base do Plano Municipal de Cultura CLICANDO AQUI.

Meta 9: Construção e Requalificação de Equipamentos Culturais

Implementação e requalificação dos equipamentos culturais em todos os distritos contemplando múltiplos usos. (atendendo às normas de segurança e acessibilidade, com conectividade e integração aos espaços públicos).

 

Meta 10: Gestão de Espaços Independentes e Ocupação dos Espaços Públicos

Estímulo a espaços culturais independentes e promoção da ocupação dos espaços públicos com práticas e atividades artístico-culturais.

Meta 11: Implementação nas legislações urbanas pertinentes de áreas de interesse cultural.

Criação na legislação urbana de Ouro Preto (Plano Diretor e Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo) de instrumento, como ADE (Área de Diretrizes Especiais), que garanta os usos simbólicos e culturais de áreas urbanas de acordo com práticas culturais reconhecidas através de inventários, tombamentos, registros e o calendário cultural do Município.

Meta 12: Museus, Bibliotecas, Acervos e Memória

Fortalecimento dos espaços museológicos, de informação e leitura para gestão dos acervos e bens culturais. Implantação de uma política integrada de gestão e difusão de acervos bibliográficos e museológicos, respeitando suas especificidades.

Meta 13: Acessibilidade em Ambientes Culturais

Implantação de soluções destinadas à redução ou superação de barreiras na promoção da acessibilidade a todos espaços, equipamentos, edificações, mobiliário e bens culturais

Anúncios