3 – Formação e Difusão Cultural

O eixo “Formação e Difusão Cultural” possui metas relativas à capacitação de gestores, produtores e atores culturais para favorecer a autogestão de suas manifestações, bem como sua participação na política cultural local. O campo da formação contempla ainda a formação de público, favorecendo a circulação de manifestações culturais, sua permanência simbólica e manutenção econômica.

A difusão de bens culturais visa o seu conhecimento mais amplo por parte da sociedade em geral, entendendo que não há preservação sem conhecimento pelo público sobre o bem a ser preservado. A produção de conhecimento acerca dos bens culturais e sua difusão é fundamental para se assegurar o direito fundamental à memória.

Faça sua contribuição e/ou sugestão de metas e ações no Eixo 3 do Texto Base do Plano Municipal de Cultura CLICANDO AQUI.

Meta 14: Capacitação Cultural e Formação Artística

Ampliação dos programas, oficinas e cursos de iniciação artística e cultural. Criação de vagas de formação técnica e profissionalizante nas áreas artísticas, de gestão e produção cultural

Meta 15: Programação Cultural e Formação de Público

Estabelecimento e consolidação de planejamento de programação cultural de maneira integrada e participativa. Associados também à programação e aos acervos disponibilizados nos equipamentos culturais.

Meta 16: Preservação do Patrimônio

Preservação dos bens e patrimônios culturais, monumentos e obras artísticas e áreas de potencial arqueológico, com instrumentos de reconhecimento e proteção diversificados e implantados, intensificando os seus usos e apropriações culturais pela população.

Meta 17: Educação para o patrimônio

Valorização da educação para o patrimônio para produção e difusão de conhecimento acerca dos bens culturais reconhecidos e integração com programas de educação e patrimônio instituídos no Município.

Meta 18: Patrimônio Imaterial

Promoção, fomento e criação de mecanismos de salvaguarda de bens culturais imateriais inventariados e registrados, bem como fortalecimento de ações de identificação e reconhecimento de demais bens imateriais no Município.

 

 

Anúncios