5 – Desconcentração Regional

O eixo “Desconcentração Regional” parte do reconhecimento de uma concentração recursos, atividades culturais, ações públicas e existência de uma cadeia produtiva melhor organizada na área centra do distrito sede de Ouro Preto. Esse é, assim, o eixo que se relaciona diretamente com o próprio processo de elaboração do texto base do Plano Municipal de Cultura através dos Fóruns Territoriais de Cultura. Entendo-se as diversidades territoriais e as necessárias integração das políticas culturais com outras políticas setoriais municipais para o bom exercício da cidadania e exercício dos direitos culturais.

As metas do eixo “Desconcentração Regional” visam a melhor integração territorial nas redes culturais em todo Município de Ouro, bem como um equilíbrio de acesso à cultura dentro da diversidade territorial ouro-pretana. As metas favorecem distritos e bairros periféricos da sede; a articulação com as comunidades e atores locais (instituições culturais, artistas e produtores), promovendo a efervescência cultural, o reconhecimento e o fortalecimento do valor cultural local.

Faça sua contribuição e/ou sugestão de metas e ações no Eixo 5 do Texto Base do Plano Municipal de Cultura CLICANDO AQUI.

Meta 21: Mobilidade Cultural

Implantar processos que auxiliem a mobilidade de artistas, profissionais da cultura, criações artísticas e expressões culturais. Assim como mecanismos de acesso e mobilidade urbana que integre todo o território do Município.

Meta 22: Circulação, Intercâmbio de Bens e Produtos Culturais

Estímulo à circulação de bens culturais no município. Desenvolvimento de circuitos e promoção de intercâmbios culturais entre Ouro Preto e outras cidades.

Meta 23: Infraestrutura urbana necessária para realização de atividades culturais

Implantar nos distritos e áreas periféricas da sede de infraestruturas físicas e de comunicação necessárias para o acesso e fruição cultural em todo o território ouro-pretano.

Anúncios